História
O início
Deve-se com certeza, a história de Jacobina do Piauí à história do povoamento de Paulistana, desde quando aqui chegou em 1663 um sertanista bandeirante chamado Domingos Jorge Velho, o qual veio do Estado de São Paulo e, alcançando o Nordeste brasileiro, atuou no Piauí entre brancos e índios formando um grande contingente que o acompanhava através do Sertão piauiense.
Aqui em nossa região, Domingo Jorge Velho continuou se interessando pela criação de gado bovino, onde fundaram currais fazendo com que a pecuária se alastrasse campos à dentro. Paulista é a cidade que teve início por um dos currais que na época era chamado de Arraial do Paulista e, somente após a retirada do sertanista Domingos Jorge para Canudos, a fim de combater os negros fugitivos e revoltados, entra nossa região, o cidadão português chamado Valério Coelho Rodrigues que vindo da Bahia, passou a ser proprietário desta região e, sendo que Jacobina e Paulistana até 1992 era um só território, praticamente o nosso município é uma parte dessa administração que teve início no ano de 1730, com a chegada do então capitão Valério Coelho Rodrigues casa com dona Domiciana Vieira de Carvalho, nascida em São Paulo.
O capitão Valério é a árvore genealógica das gerações locais inclusive as famílias "Coelho Rodrigues", "Carvalho e Vieira" de que compõe a população do nosso município com isso, estou de acordo que nossa gente tem muita a ver com o sangue lusitano (português).
Valério Coelho Rodrigues nasceu no local "Poço de Sousa Penafiel-Portugal e faleceu em 1783 em paulista (sua fazenda) e Dona Domiciana Vieira de Carvalho faleceu também em Paulista em 1781, ambos foram sepultados na própria fazenda, bem ao lado da capela onde hoje se acha um jardim com poços para peixes".
Emancipação política
A elevação à categoria de município foi regulamentado pela Lei Estadual nº 4477, de 29-04-1992, por meio do desmembrado da cidade de Paulistana e com a denominação de Jacobina do Piauí.
Fonte: Walfredo José da Costa | IBGE